quarta-feira, dezembro 15, 2010


Cozinhas

Perguntas sobre cozinhas:

*O que devo levar em consideração na hora de escolher a coifa:

Antes de mais nada, é preciso considerar o tamanho do fogão. “Ela deve cobrir toda a superfície do eletrodoméstico. Em geral, para um fogão de seis bocas, a medida-padrão das coifas é 90 cm de largura”, explica o técnico Charles Lucas, da Aki Coifas. A posição do fogão também conta: há modelos de parede e os que ficam sobre ilhas de trabalho. Em geral, estes custam mais caro. Deve-se atentar também para o uso: “Para quem cozinha todos os dias ou para quem faz muita fritura, é aconselhável escolher uma coifa mais potente”, diz a arquiteta Lays Sanches, do escritório de Lili Vicente de Azevedo. Nesse caso, a potência tem a ver com a vazão, ou a capacidade de expelir os gases. Os níveis de vazão vão de 600 m³/h a 1 900 m³/h. As coifas sobre ilhas geralmente precisam ser mais potentes, pois ficam mais sujeitas à passagem de correntes de ar. As coifas têm sua eficiência garantida quando instaladas entre 75 e 85 cm acima do fogão.

*Qual a altura certa da pia, armários superiores, forno embutido e nicho de microondas.

Segundo o designer Fabiano Moutran, que faz projetos na Elgin Cuisine, a altura ideal para a bancada da pia varia de 89 a 93 cm. “É uma medida confortável, independente da altura do usuário, e permite a instalação de uma máquina de lavar louças sob o tampo”, explica. Já o designer Décio Navarro costuma trabalhar com alturas de 85 a 90 cm. “Numa moradia de solteiro, até pode-se levar em conta a altura do usuário, mas não funciona no caso de uma família”, diz. A base dos armários superiores pode ficar de 1,40 a 1,70 m do piso. Se instalados sobre a pia, o vão pode começar em 45 cm e chegar a 70 cm. “Lembre também que o armário superior é menos profundo, com 35 cm, para evitar que o usuário bata a cabeça. Os armários de baixo têm 60 de profundidade, em média”, afirma Fabiano. As alturas para os fornos elétrico e de micro-ondas variam, mas, em média, o eixo do elétrico fica a 97 cm do piso, enquanto o centro do micro-ondas é posico eixo.
*Quais os materiais ideias e cores para cozinhas.

Aqui, os profissionais entrevistados são unânimes: “Não existe piso ideal. A escolha vai do gosto, do bolso e do uso”, diz o arquiteto Conrado Heck. Ou seja, tudo é permitido. “O importante é saber cuidar. Seja qual for a escolha, prefira um material fácil de limpar, que peça apenas pano úmido e um produto de limpeza. Hoje em dia, o ideal é não lavar, pois as cozinhas nem têm mais ralo”, afirma a arquiteta Claudia Haguiara. De qualquer modo, Claudia recomenda cerâmica ou porcelanato para quem faz muita fritura, pois a limpeza será mais frequente. Ela também aposta em cores claras quando o ambiente é pequeno. Nesse caso, Conrado ainda procura usar placas pequenas. “Peças grandes parecem diminuir ainda mais o tamanho do espaço”, completa.

*Qual o tamanho ideal de uma cozinha para comportar uma ilha.

Não há um tamanho ideal para uma cozinha com ilha desde que a área permita que a circulação em torno dela tenha pelo menos 70 cm. Caso existam armários instalados em volta da ilha, a circulação confortável é de 1,10 m, assim existe espaço suficiente para abertura das portas. O tamanho da ilha também não segue um padrão, mas, segundo a arquiteta Regina Adorno, sua presença só se justifica se, além do fogão, ela comportar uma bancada de trabalho ao lado de pelo menos 50 cm de largura.

*Como deve ser a iluminação:

Nas áreas de trabalho – pia, fogão e ilha–, a iluminação deve ser pontual, com spots de luz direcionados. O restante do ambiente pode ter uma luz mais geral”, diz a arquiteta Regina Adorno. O arquiteto Conrado Heck acrescenta: “As luzes pontuais devem ficar exatamente sobre a bancada de trabalho. Se estiverem atrás do usuário, podem causar sombra”. Quem tiver mesa para refeições pode colocar um ponto de luz sobre ela na forma de pendente, plafond ou lâmpadas embutidas no forro. Para que a iluminação geral seja acolhedora, Conrado aposta na combinação de lâmpadas fluorescentes em alguns pontos e de incandescentes em outros.
*Devo usar azulejos em todas as paredes?

Para a arquiteta Claudia Mota, do Ateliê Urbano, o uso de algum revestimento cerâmico ou de pastilhas de vidro na parede continua sendo aconselhável para quem usa a cozinha com muita frequência. “Se há o preparo de refeições diário ou se é feita muita fritura, essa proteção ainda é válida”, diz. Em caso de menos uso, Claudia aconselha a pintura com tinta epóxi, que, por ser lavável, tem uma limpeza mais fácil. Já o designer Décio Navarro não vê problema em ter a pintura mesmo em casas onde se cozinha todos os dias. “Se houver uma boa coifa, a gordura é eliminada”, diz ele, que sempre usa tinta acrílica em seus projetos. Os dois profissionais não abrem mão de cobrir a parede da pia e do fogão com placas cerâmicas ou de vidro. “É mais fácil limpar e evita a infiltração de água”, ressalta Claudia.

*Qual a vantagem de forno elétrico e Cooktop

Por serem separados, o cooktop e o forno podem ser instalados onde for mais prático para o usuário. O espaço sob o cooktop fica vago para armários, enquanto o fogão convencional não permite isso. “Já o forno pode ser posicionado de modo que a pessoa não precise se abaixar para colocar ou retirar pratos”, diz a arquiteta Claudia Haguiara. Mas o ideal é que cooktop e forno tenham uma bancada de apoio próxima. No quesito tecnologia, o gerente de serviços da Whirlpool (marca que detém a Brastemp, entre outras), Dario Pranckevicius, defende que os cooktops e os fornos elétricos possuem funções pré-programadas que facilitam a vida. “Além de cozinhar com mais eficiência, pois têm mais posições de temperatura”, diz. Em relação ao consumo de energia, um estudo da empresa mostrou que, quando comparados o cooktop a gás, o cooktop elétrico e o fogão convencional, o custo em reais da fervura de 2 litros de água foi igual para todos.

http://casa.abril.com.br/materias/cozinhas/9-perguntas-cozinhas-433132.
Fotos:














0

0 Comente Aqui:

Postar um comentário

Bjs

Káh Lima Romão

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Blogger templates