Meio Ambiente

7 gestos para ajudar o Planeta em 2011
Na hora de fazer bons propósitos para 2011, dedique um momento para pensar como suas atitudes podem ajudar à saúde do Planeta
Pequenos gestos que se incorporam na sua rotina podem ter um impacto positivo na saúde do Planeta e, ao mesmo tempo, servir para educar as pessoas do seu entorno. Não que isso sozinho possa acabar com os problemas nem virar uma situação que exige mudanças drásticas de comportamento, mas o valor de um pequeno gesto se faz grande quando se multiplica.
Não esqueça que fazer o bem pode ser contagioso, e na hora de se fazer propósitos para 2011, pense no meio ambiente e o que você pode fazer por ele.
Confira a lista de sete atitudes propostas pelo Terra e faca a sua própria.

1-   Consuma menos. Pense duas vezes se você realmente precisa trocar aquele aparelho eletrônico,  se a roupa realmente está para ser jogada fora... O consumo excessivo gera lixo, consome energia e recursos naturais, produz carbono, por isso cada vez que você posterga uma compra está ajudando o planeta.
2- Recicle. Separe o lixo e faça sua família, suas amizades e seus colegas de trabalho adotarem esta saudável atitude. Mas reciclar é também reaproveitar roupas velhas, dar um novo uso àquilo que normalmente acabaria no lixo.
3- Evite sacolas plásticas. Comprando remédio na drogaria, levando uma peça de roupa, carregando as compras do supermercado: quantas vezes não utilizamos sacolas que poderiam ser poupadas, e assim evitar que acabem poluindo o meio ambiente? Ainda, se você não aceitar aquele saquinho que realmente não precisa e explicar por que o faz, o vendedor e as pessoas em volta podem parar para pensar, e imitar sua ação.
4- Reduza o desperdiço. Imprimindo nas duas faces do papel, ou simplesmente evitando uma impressão desnecessária, você reduz o consumo de papel, de tinta e de energia. Pequenos gestos como esse devem ser incorporados na rotina.
5- Utilize transportes públicos e use carona. Cada carro na rua gera um impacto que pode ser reduzido se a pessoa pegar o ônibus ou o metrô. Observe quantos carros com apenas uma pessoa você vê nas ruas: levar um colega, ou pedir carona, pode ser uma maneira de fazer a sua parte.
6- Prefira produtos locais. Quanto mais próximo de você for produzido, menor o impacto que o produto gera no ambiente: menos combustível foi necessário para seu transporte. De quebra, você colabora com a sua cidade ou região.
7- Atente aos descartáveis. Canudos por milhões são jogados diariamente no lixo. E com eles copos de plástico, colheres, bandejinhas de comida... Veja se não dá para beber direto do copo, se o copo não pode ser guardado para usar mais tarde, ou diretamente substituído por um de vidro.  Pense e outros exemplos semelhantes.

Fonte: http://meioambiente.terra.com.br/interna.php?id=311&canal=2

Comentários

Postagens mais visitadas