quarta-feira, dezembro 08, 2010


Viver de Design

Acaba de chegar as livrarias a 6ª edição do Viver de Design’, de Gilberto Strunck.
O  primeiro foi lançado a quase 11 anos, muito respeitado o livro faz abordagens ao  design contemporâneo,  métodos, sistemas de produção, análise e uso de materiais e prática profissional no Brasil.
Com conteúdo atualizado será alvo de jovens Designers
Gilberto, de forma clara e prática, dá dicas valiosas e mostra o que é preciso para, realmente, viver de design. A primeira e, talvez, a mais valiosa dica, já é dada no início do livro: “Valorize seu cliente!”.
Segundo Strunck, “nós, designers, somos sempre maravilhosos, muito criativos, uns gênios. A matéria-prima de nosso trabalho é a informação, e ela está presente em absolutamente todos os tipos de negócio. Em função disso, entendemos de tudo. Vivemos ligados em tudo de novo que acontece, pois nosso ofício é projetar o futuro. Por isso, costumamos ter nossos egos um pouco inflados, a ponto de achar que volta e meia o Cliente “estraga” nossas ideias. Mas projetar sem Cliente é como futebol sem bola, escola de samba sem bateria ou filme de King Kong sem o gorila. O Cliente é peça fundamental nessa relação. Sem ele, não existe projeto. É ele quem investe em nosso trabalho. Quem nos dá o crédito de confiança no início de um processo que ainda vai demandar muita vontade, tempo e dinheiro, até se transformar em um produto que, vendido, lhe garanta o merecido lucro, realimentando assim toda a cadeia produtiva de nossos serviços” .
Essa é apenas uma das muitas dicas e ensinamentos que o leitor vai encontrar em ‘Viver de Design’. Além das relações com os clientes, o livro fala de portfólio, currículo, cartão de visitas, briefing, trabalhar por conta própria, como abrir uma empresa, como cuidar de um time de designers, como colocar preço no seu serviço, como proteger criações, como negociar, como se autopromover, como fazer uma boa proposta, como não perder clientes, entre outros. Enfim, ele abrange todas as situações que fazem parte do cotidiano do trabalho do designer. E, é isso que faz do livro um sucesso por tantos anos.

0

0 Comente Aqui:

Postar um comentário

Bjs

Káh Lima Romão

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Blogger templates