sábado, fevereiro 05, 2011


Talheres

Facas e colheres

Garfo sem faca é como relógio sem ponteiro: um não funciona sem o outro, né?

A faca é o talher mais antigo da nossa história! Há 1,5 milhão de anos o Homo Erectus criou esse objeto cortante, que era feito de pedra e servia para a caça e a defesa. Depois do machado, a faca é o utensílio mais antigo de que se tem notícia!

Em um período chamado Idade do Bronze (ele teve início por volta de 3000 antes de Cristo), a faca começou a ser feita com... bronze, é claro! A partir daí, elas passaram a ser usadas também para descascar frutas. As primeiras lâminas de aço foram produzidas pelos romanos.

Já a colher tem um passado meio misterioso: existem registros arqueológicos de objetos semelhantes à nossa colher com mais de 20 mil anos! Provavelmente eram feitas de madeira, pedra ou marfim.

O que se sabe de verdade é que os antigos gregos costumavam usar uma colher de madeira para comer ovos. Em geral, os povos utilizavam esse talher para preparar e depois servir a comida. Só no século 17 é que esse talher finalmente se juntou à faca e ao garfo durante as refeições!

Curiosidades

- Quem será que teve a idéia de usar talheres?
O cardeal francês Richelieu foi o primeiro grande defensor das boas maneiras à mesa. Richelieu viveu de 1585 a 1642 e começou a defender a tal "etiqueta" a partir de 1630.

- Escova elétrica você já deve ter visto, mas garfo elétrico?
Pois é, o americano Israel Robert Smuts, louco por uma macarronada, criou um garfo elétrico para facilitar seu trabalho na hora de enrolar seu tão querido espaguete!


História a parte, escolhi modelos de bom gosto para vocês...






















Modelos "diferentes"






0

0 Comente Aqui:

Postar um comentário

Bjs

Káh Lima Romão

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Blogger templates