Corredor Lateral

Sabe aquele corredor lateral que está “sobrando” no seu terreno? Aproveite-o com ideias realmente criativas. Acompanhe as sugestões de arquitetos e paisagistas para valorizar o potencial desses espaços sem atrapalhar a circulação dos arredores da casa.

A gente via só uma parede. Agora, é entrar em casa e apreciar o verde”, conta Cecília, proprietária desta casa que tem lírios-da-paz em todo o corredor lateral. Antes, o espaço era completamente tomado pela planta, o que impedia a passagem e a conexão com o quintal. Com as sugestões da paisagista Paula Magaldi, madeira de demolição, grama e podocarpos arejaram o caminho sem eliminar os lírios-da-paz, desta vez mais “comportados”. Um jardim para admirar da área de leitura, da sala de estar...






Uma trepadeira-sete-léguas se debruça sobre o pergolado de peroba deste quintal para sombrear quando o sol for escaldante ou amenizar as gotas de chuva, entre a churrasqueira e o ateliê do morador. “É uma sugestão para o recuo lateral, além de fazer a integração entre a casa e a edícula sem obstruir a grama”, explica Chantal Ficarelli, arquiteta que fez o projeto em parceria com seu irmão Tito. A madeira foi tratada com verniz para resistir às ações do tempo e para evitar o trincamento.

Projeto, Chantal e Tito Ficarelli; marcenaria e pedras, Valdeci Domingues; plantas, Ceasa.
Elas não queriam que o morador convivesse com a monotonia do muro quando estivesse na sala de jantar, onde há dois vidros que dão vistas para a área externa. “O paisagismo fez o corredorzinho virar uma galeria viva”, orgulha-se a arquiteta Adriana Speyer, que executou a ideia com sua sócia Ana Bardini e a paisagista Marcia Guerrero. A composição conta com dormentes de madeira, galhos e troncos resistentes a intempéries com tratamento anticupim. O suporte expõe orquídeas, rípsales, chifres-de-veado e columeias. “Há muitas espécies adaptáveis a quadros vivos, mas tudo vai depender da luminosidade do local onde for instalado”, explica Marcia Guerrero.

Projeto, Adriana Speyer e Ana Bardini; paisagismo, Marcia Guerrero; execução do painel, Flora Kasama; piso, Castelatto; demais objetos, acervo do morador.
Com espécies de formas variadas e bastante ornamentais, o arquiteto Márcio Cantarelli e a paisagista Kelly Abramo quiseram destacar a visão de quem estivesse na garagem. “Tivemos cuidado especial para que as plantas não crescessem demais e ultrapassassem a altura da janela de vidro, dando sempre a impressão de um quadro”, diz Kelly. As espécies resistentes que exigem pouca manutenção se mantêm verdes por todo o ano, os pedriscos dão continuidade à luminosidade refletida pelo piso da garagem e as esferas perfuradas se contrastam com as formas pontiagudas das plantas – tudo para compor um resultado único, digno de vitrine.

Projeto, Márcio Cantarelli; paisagismo, Kelly Abramo; agaves, Flora & Arte; grama-preta, Carlos Takarashi; pedriscos e pedras, Jaci Pedras; esferas de cimento, Cerâmica Artesanal Arari.

No bar criado para ser um elo entre o interior e a área externa da cobertura, uma das laterais foi ornamentada com representantes do deserto. “Como a área é limitada, optamos pelo toque de verde dos cactos, formando esse jardim lateral”, justifica a arquiteta responsável Renata Castanheira, do escritório Santa Irreverência, no projeto assinado por Ricardo Campos. Segundo ela, os proprietários, que estavam acostumados aos jardins da antiga e ampla casa, queriam algo fácil de cuidar em seu apê novo por conta da rotina corrida. Cactos não exigem topiaria, se adaptam facilmente a muitos espaços e estão sempre verdes e bonitos.

Projeto, Ricardo Campos (Santa Irreverência Arquitetura); paisagismo, Pedro Nahoum; deck, Serraria Amazonas; piso, Eliane; pastilhas, Vidrotil; mesas, Ricardo Campos; cadeiras, Way Design.

Comentários

  1. tudo lindo e muito criativo! beijos Zí
    www.casadazi.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Seu blog é maravilhoso! Estou com um blog novo,se quiser dar uma olhada.
    www.claudiaalvesinteriores.blogspot.com

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Bjs

Káh Lima Romão

Postagens mais visitadas