LD Studio - Luminotécnica de igreja, Belo Horizonte-MG


O painel de Portinari, na face posterior, é iluminado por uma linha contínua de luminárias para lâmpadas fluorescentes T 5 de 28 watts
Luzes destacam arquitetura peculiar e painéis de Portinari
O projeto de iluminação desenvolvido pelo escritório LD Studio para a área externa e o interior da Igreja de São Francisco de Assis , no conjunto da Pampulha, em Belo Horizonte, realça as formas arquitetônicas dessa que é uma das mais conhecidas obras de Oscar Niemeyer . O uso de iluminação direta e indireta destaca tanto as curvas da edificação como os painéis artísticos que Candido Portinari desenhou para ela.

Projetada por Oscar Niemeyer na década de 1940 como parte do conjunto da Pampulha , a Igreja de São Francisco de Assis foi recentemente recuperada . As obras, concluídas em julho, solucionaram, segundo seus realizadores, o problema da cobertura, que estava bastante deteriorada, e adequaram a edificação às atuais demandas - foi construído um banheiro adicional, uma copa e um depósito para materiais religiosos.

A histórica construção também recebeu nova iluminação , a partir de proposta desenvolvida pelo LD Studio , do Rio de Janeiro. Segundo a arquiteta Mônica Lobo, uma das autoras do projeto, a luminotécnica teve como principal intuito destacar o singular desenho de Niemeyer , auxiliando na percepção do monumento sem sobrepor-se a ele.

Externamente, para sublinhar as curvas da casca que forma a lateral (onde há um mosaico de Paulo Werneck) e a cobertura, foram especificados projetores de facho assimétrico, instalados na sua base . De acordo com Mônica, esse equipamento distribui naturalmente a luz na superfície curvilínea, graduando sua percepção. “Luz direta com projetores de facho circular, colocados em postes periféricos, completa essa modelagem”, ela explica. Para a obra de Candido Portinar i, na face posterior do conjunto, foi adotada a combinação uma linha de luminárias para fluorescentes T5 de 28 watts (3 mil kelvins), próxima ao painel de azulejos, e luz pontual vinda de projetores de facho circular, dispostos em postes.

Na fachada fronta l, o brise, a marquise e o campanário foram destacados com iluminação indireta , de forma a valorizar as transparências e reforçar a percepção dos elementos em negativo.

Internamente, as sancas foram recuperadas e ajustadas para receber fluorescentes T5. Há, ainda, iluminação indireta no piso do coro , além de projetores para lâmpadas refletoras que dirigem a luminosidade à porção final da cobertura da nave, em direção ao painel de Portinar i. Este, por sua vez, recebeu iluminação de projetores de facho simétrico para halógenas bipolares. “Trata-se de equipamentos que distribuem homogeneamente a intensidade da luz”, esclarece Mônica. O complemento da iluminação pontual na direção do altar é obtido por projetores para halógenas refletoras com oito graus de abertura de facho.

Ainda na parte interna, o projeto luminotécnico determinou que, entre a cobertura e a esquadria da fachada frontal, fossem fixados projetores para lâmpadas halógenas refletoras . Sua função é intensificar a visibilidade do batistério e da escada, elementos percebidos através da transparência dessa esquadria.

A recuperação da capela foi patrocinada pela Fundação Roberto Marinho, prefeitura de Belo Horizonte e Petrobrás. Contou ainda com o apoio do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, do Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais e da Gerência de Patrimônio Histórico Urbano, da capital mineira.

A recuperação da capela da Pampulha, que incluiu novo
projeto luminotécnico, foi concluída em julho

Na face frontal, a iluminação indireta valoriza as
transparências e a percepção dos elementos em negativo

Para sublinhar as curvas da lateral/cobertura, projetores
de facho assimétrico distribuem a luz na superfície

Na lateral, o desenho das curvas é destacado por
projetores de facho assimétrico na sua base

Projetores de facho circular, colocados em postes, complementam a iluminação do painel

O campanário também
foi destacado com
iluminação indireta

No interior da igreja, o painel de Portinari foi iluminado
com projetores de facho assimétrico para
lâmpadas halógenas polares

Comentários

Postagens mais visitadas