quarta-feira, maio 11, 2011


Neodesign


Peças especiais da Matrix, com 30 x 30 centímetros. O desenvolvimento  de coleções cerâmicas deve considerar a coexistência e a interação  entre peças de coleções distintas
Desenho torna-se elemento estratégico de gestão industrial
É necessário apenas 20 segundos para levar a cabo boa parte do processo  de desenvolvimento de um revestimento cerâmico. Esse é o tempo máximo  que a prensa requer para moldar uma peça com design sofisticado, contra  os cinco segundos, em média, demandados por cerâmicas mais  convencionais. Por trás de interferências fabris como esta figura o  trabalho de consultores como Ruth Fingerhut e Giorgio Boggia  (Portinari) e João Rieth (Agência para o Desenvolvimento do Design  Cerâmico).

Atuando em cooperação com as equipes industriais de desenvolvimento  de produto, os consultores ao mesmo tempo impulsionam e refletem a importância   do design para o posicionamento estratégico das indústrias brasileiras de   revestimento cerâmico. O desenho, assim, é elemento consolidado na  gestão empresarial do setor. Sem ele, assinala João Rieth, "o  fabricante pode criar um produto e não ter para quem vender, ou  simplesmente não conseguir produzir".

Quando se trata de produtos com alto valor agregado, em que diferenciação   e inovação são conceitos decisivos,  entra-se no território da dinâmica mundial. E, ainda que a exportação  não seja o carro-chefe da empresa - algo cada vez mais corrente, diante  da desvalorização do dólar -, o lançamento de uma coleção começa com a  pesquisa de tendências, sobretudo em eventos internacionais.  Destacam-se as análises de criações do automobilismo, mobiliário, moda,  da própria indústria cerâmica e iluminação, além de outras ligadas à  casa. Nesse sentido, a Cersaie, feira anual de revestimentos   cerâmicos e acessórios para banho, e o Salão Internacional do Móvel de   Milão, ambos na Itália, são duas das mostras mais importantes.

Esses  eventos, por sua vez, são animados por pesquisas prévias, realizadas  por agências e institutos internacionais, em grande parte localizados  na Europa.

A textura irregular e linear da linha Matrix é utilizada em peças que  vão de 15 x 90 a 80 x 80 centímetros, com até cinco opções de cores. Os  consultores são unânimes em apontar a tendência para peças retangulares

A coleção C12 tem peças de 10 x 60 a 60 x 120 centímetros com até quatro opções de cores

Ilustração de ambiente com piso Matrix
Com isso, atendo-se ao comportamento das várias gerações que convivem nas   cidades, tenta-se antecipar caminhos, desejos latentes ou  subliminares, estéticos ou tecnológicos. Tais pesquisas - como as  divulgadas pela italiana Moods - apontam cerca de quatro ou cinco  palavras-chaves, como autenticidade e leveza. E estas, por sua vez,  abrem uma série de possibilidades formais e funcionais de utilização.  Anualmente, esses trabalhos são difundidos em circuitos restritos, com  conceitos que se repetem a cada dois ou três anos através de  manifestações por vezes sutilmente diversas. O italiano Giorgio Boggia,  que presta consultoria para a Portinari há cerca de cinco anos,  assinala que somos atualmente pautados pelo conceito da antítese. "Interage o   indivíduo com a sociedade, o luxo com a simplicidade, entre outras relações   dialéticas", ele relata.

No chão da fábrica, tal caminho - ou trend, termo usado no meio empresarial e   do design - faz com que o produto seja quadrado ou retangular, de pequeno   ou grande formato, tenha relevo, seja liso, varie de cor, pare quatro ou 18   vezes na linha de esmaltação e serigrafia, apenas para citar algumas das   especificações do design.

De unânime, atualmente existe apenas a constatação de que o revestimento   cerâmico vive momento de diferenciação em relação a outros materiais ou   processos produtivos. Foi-se o tempo em que o mote da cerâmica era parecer   outro material - pedra, madeira ou tecido, entre tantas possibilidades. O   que vale agora é o que se chama neodesign ou tecnodesign.  "É o que se tem visto na Cersaie", aponta Boggia, referindo-se a uma  nova tipologia que demanda texturas e aparência independentes para a  cerâmica.

A partir dessas constatações e  caminhos, o mais recente trabalho de Ruth Fingerhut, Boggia e Marilene  Dal Toé (gerente de desenvolvimento de produto da Portinari) foi  pautado pelo conceito-chave da sensibilidade do homem   urbano.

Imagens aéreas e de satélite retratando grandes centros urbanos levaram ao   desenvolvimento da coleção de porcelanato Matrix. Elas evoluíram para a   criação de um grafismo linear e irregular, abstraído do entrelaçamento de   ruas e avenidas, que é prensado em menos de 20 segundos. Ou seja, a coleção  Matrix pertence ao que se chama de toda massa, tipo de porcelanato em  que o design - cor e textura tátil, por exemplo - é configurado até a  ação da prensa.

Já a C12, outra nova coleção da empresa, agrega à toda massa o processo de   serigrafia. Seu desenho foi baseado na idéia de movimento,  de texturas e cores que se comportam de forma variante frente a maior  ou menor proximidade do espectador. O nome deriva da fibra de carbono -  material amplamente utilizado na indústria automobilística - que, em  resumo, configura relevos da ordem de um décimo da espessura de um fio de cabelo.  A textura da coleção foi desenvolvida simultaneamente no Brasil e na  Itália, tendo-se optado pelo desenho brasileiro após 54 modelos feitos  em moldes de gesso.

Texto resumido a partir de reportagem
de Evelise Grunow
Publicada originalmente em PROJETODESIGN
Edição 339 Maio de 2008

A etapa inicial da fabricação visa a constituição de mistura homogênea  dos componentes naturais. Atualmente, a inserção de cores no  porcelanato em toda massa ocorre ainda nesta fase, mas a tendência é  que seja um processo incorporado à prensagem

Dependendo do design, a esmaltação e a serigrafia podem ocorrer em quatro ou em 18 etapas

Serigrafia rotativa não reproduz desenhos idênticos, o que é visto positivamente pelo mercado consumidor

Ilustração de ambiente com piso C12
0

0 Comente Aqui:

Postar um comentário

Bjs

Káh Lima Romão

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Blogger templates