Organizando a cozinha!!!

Não sei se já contei para vocês...

Eu sou formada em Designer de Interiores (e adoro).

A mais de dez anos trabalho com interiores focado em comércio,  sendo mais precisa em Visual Merchandising e gerenciamento de categorias... Antes mesmo de iniciar o curso.

Apesar de adorar interiores residências e todos os seus detalhes e muito mais que vou deixar para descrever em outro post...rs

Tá!!! Você deve estar pensando... mas porque você está dizendo isto???

Ué porque eu faço gerenciamento de categorias em casa também né!!!

Veja bem assim como um comércio, meus armários não são elasticos. 
Eu tenho muito mais itens que gostaria de ter do que itens que vou realmente usar e ter necessidade.
(alguns comércios possuem muito mais variedade de itens do que realmente é necessário para atrair seus clientes e realizar vendas).

Ai quando você começa a comprar um monte de coisas que não cabem no seu espaço e que não vai realmente usar (ou no caso das lojas vender), você acaba ocupando espaço precioso em seu armário e no momento que precisa de um item realmente importante não acha, porque ta tudo muito apertado.
(no comércio você não vende, porque o cliente não vai perder seu precioso tempo procurando).

Como meu tempo de cuidar da casa não éra grande, as vezes eu tinha um siricutico.
Siricutico este que colocava o gerenciamento de categorias em ação nos meus armários...hehehehe.

Na medida do possivel eu primeiro tirava muitas coisas para dar embora (com dor no coração é claro, porque um dia quem sabe, talvez, sei lá eu poderia usar).
Depois separava a mão o que eu iria usar com frequência e por tipo também... (vidro, plástico etc).
Separava por jogo, cor... e éra uma delícia porque o espaço rendia e eu por algumas semanas achava tudo e me sentia rainha do meu lar.

A eu não sou louca, só gostava de aplicar o que fazia com gosto e bem (modesta parte) no trabalho em casa...

Mas já que falamos de organização, ai vai algumas dicas para você organizar a sua Cozinha.

Separação por frequência de uso
Separe as Louças, utensilios da cozinha, copa, guardanapos e jogos americanos  que são usados em ocasiões especiais (Natal, Festa, etc)  daqueles que são de uso frequente.
Nos locais de melhor nível de acesso você deve organizar tudo que tem maior frequencia de uso, especialmente louças.

Ganhando espaço:
Para ganhar espaço com travessas que costumam quebrar nas laterais por serem empilhadas uma dentro da outra a menor travessa deve ser virada para baixo, a maior  travessa também virada para baixo fica por cima da menor.  Com uma base mais firme  pode ser colocada a  terceira travessa, desta vez virada para cima e uma bem leve e menor dentro dela, ou seja, com o espaço de uma travessa de tamanho médio a grande, você pode organizar quatro de tamanhos diferentes.
Potes: 
Descarte potes que estão sem tampa, danificados ou simplesmente sem uso.
Alguns potes plásticos quando tampados ficam com cheiro, coloque os maiores dentro dos menores sem as tampas para não ficarem presos e coloque as tampas empilhadas em porta-tampas ao lado.
Evite o formato redondo e opte por modelos quadrados para melhor aproveitar o espaço.

Gavetas:  
Não jogue tudo na gaveta sem separar os utensílios por função e tamanho, procure comprar divisórias ou usar bandejas e cestas para fazer esta categorização. Separe conchas, espátulas e pegadores de salada de abridores de lata, descascador de legumes, alho etc.
A frequencia de uso define o nível de acesso, mas procure também categorizar os nichos da cozinha pelo tipo de material do utensílio. Por exemplo, separe vidro, inox, porcelana, prata, plástico, madeira, não deixe tudo misturado. Quando você quiser a petisqueira de madeira saberá em que porta estão todos utensílios de madeira, o que facilita encontrar e guardar.

Eletroportateis:
Aproveite o design bonito dos atuais eletroportateis e deixe os de uso diário na própria bancada da cozinha. Um dos desafios é a altura de alguns modelos como as batedeiras, liquidificadores, centrífugas, máquinas de pão etc. As prateleiras aramadas são uma boa opção para organizá-los, já que é possível  ajustar a altura com mais facilidade.

Fotinhos:







 Video:

Outros itens que vão te ajudar a deixar a cozinha sempre organizada!!!







Bjs.

Fonte: http://www.organizesuavida.com.br/portal2010/materias/ver/1060/recem-casada-saiba-como-arrumar-a-cozinha-
http://organizarparavivermelhor.blogspot.com/

Comentários

  1. Organizar é tudo de bom e tb nos faz realizar uma reciclagem quanto às nossas necessidades! Quando somos organizadas, só guardamos aquilo que realmente usamos! Nada além!

    Beijos e ótima semana!

    Luiza Mallmann
    decorarsustentavel.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. adorei a foto com o escorredor e outros atras da bancada da pia, mto util! bjs.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Bjs

Káh Lima Romão

Postagens mais visitadas