quarta-feira, fevereiro 22, 2012


Verde e novidades!!!

Olá,

Quarta-feira de cinzas que nada... muito trabalho pela frente isto sim.
Tenho fotos da pequena e longa reforma da cozinha para dividir com vocês, mas farei isto só mais tarde...

Agora quero dividir uma reportagem que recebi da amiga - Karina Keiko, ela aliás estudou Design de Interiores comigo e posso dizer que o curso não seria tão divertido sem ela, alias sem ela e sem a Natália Bueno. Nossa como sinto falta desta época (estou saudosista hoje), nós tínhamos tantos trabalhos, mas éra uma delicia... obrigada meninas.

Então ao ler a reportagem que aliás gostei muito vi que não podia deixar de partilhar com vocês!!!

Parede ecológica, do Case
O Centro de Arquitetura, Ciência e Tecnologia (Case), em Nova York desenvolveu uma parede ecológica que ajuda a melhorar a qualidade do ar e o clima nos escritórios e outros ambientes internos. A técnica baseia-se no processo chamado de fitorremediação, que usa plantas para remover, imobilizar ou tornar inofensivos ao ecossistema contaminantes do solo, água ou ar.
O sistema projetado pelo Case consiste em plantas hidropônicas instaladas em uma tela modular que pode ser deslocada. Em vez de estarem enterradas no solo, as raízes das plantas ficam expostas, o que aumenta a capacidade de purificação do ar em até 300%.

Super interessantes e demonstra que sustentabilidade e design andam juntos já que além decorar o ambiente também purifica.

E que tal uma janela-jardim no apartamento?

O projeto “Plant Window” é uma janela capaz de abrigar um jardim inteiro, do teto ao chão, e que funciona como uma cortina que filtra a luz e ainda garante um toque verde ao ambiente. A ideia segundo seus criadores, os designers Jianxing Cai, Chao Chen, Qi Wang, & Jiang Wu, é mudar a visão rotineira que os moradores costumam ter da rua (ou do prédio vizinho), dando lugar a uma paisagem natural.

A janela, que funciona como uma estufa, também ajuda a manter o clima e a temperatura dos cômodos sempre agradáveis. E, claro, a escolha das espécies de plantas e flores fica ao cargo do freguês.

Excelente idéia, fiquei com vontade de uma janela assim...

Planta sorri quando bem tratada.

Quem cultiva ou já tentou criar plantas em casa sabe que se trata de tarefa árdua e às vezes cruel. O corre-corre diário pode afetar o tempo e a atenção dedicados aos vasinhos, que precisam de água, ar e um lugar arejado pra ficar. Sem querer, esquecemos de regá-las por um,  dois, três dias, até uma semana inteira e, de repente, toda aquela beleza natural seca e morre. Tudo não seria mais fácil se as plantinhas pudessem comunicar suas necessidades? 

Foi exatamente essa a solução encontrada pelo designer JunyiHeo. Para dar uma mãozinha aos humanos (e salvar a vida das plantas), ele criou um vaso inteligente que mede as condições do solo, temperatura e umidade e, a partir de cálculos, verifica se está tudo em ordem com a muda. O resultado é expresso em uma tela LCD por meio de pictogramas em formato de carinhas que manifestam satisfação ou insatisfação. A planta também “sorri” quando é regada ou “entristece” para avisar ao exagerado que já tem mais água do que precisa.

Achei está opção de vasinho o máximo, ainda mais pra mim, que desejo, tentei (e tentarei) mas não tive sucesso em cuidar de plantas... Porém não é sustentável já que para funcionar deve ter que ser ligada a energia, ou precisar de pilha...

Fonte: Revista Exame 
3

3 Comente Aqui:

Karina Keiko disse...

Kátiaaa, saudades de tu e da naty!!!!

fiquei feliz em saber q vc gostou da matéria e q a publicou no seu blog!!!!!

adoro ele!!!!

e amei o vazinho!!!! apesar de nao ser sustentavel.... achei legal q ele interagi conosco!!!!!

bjooooo

PS: Bons tempos de design!!!!!!

Luiza Mallmann disse...

Muito bacana!!! Adoro estas novidades! Bom q a tecnologia trabalha a favor do meio ambiente!

Beijokinhas!

Luiza Mallmann
decorarsustentavel.blogspot.com

decoreideias disse...

adoro coisas acomo esta =)

bjs Ka
http://decoreideias.wordpress.com/

Postar um comentário

Bjs

Káh Lima Romão

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Blogger templates