domingo, julho 08, 2012


Vamos Aliviar o Stress!!!

Com a correria do dia a dia acabamos esquecendo que nós (somente nós) podemos fazer algo, para mudar o stress e ninguém mais...

Eu (quando lembro) leio, adoro ler livros, e quando me concentro neles acabo saindo da minha realidade e esquecendo dos meus problemas...

As dicas abaixo são ótimas, mas depois me conta o que faz também...

  • Observe
"Identificar o que nos tira do sério é a primeira estratégia antiestresse", lembra a terapeuta corporal e acupunturista Kika Lourenço, de São Paulo. Para isso, esteja atento às modificações no seu corpo. Perceba quando uma exigência ou o contato com uma determinada pessoa alteram seu ritmo respiratório e procure interromper o processo. "Quando estamos entrando em estresse, a primeira coisa que se altera é a respiração. Ela fica mais acelerada. Para despressurizar, inspire profunda e lentamente pelo nariz e solte o ar pela boca por um a dois minutos", sugere a terapeuta. "Essa parada traz lucidez. Você percebe que está na porta de um túnel escuro, mas não entra." Em outras palavras, você se concentra na busca de soluções e não nas emoções geradas pelo estressor.
  • Aceite a realidade do que não pode mudar
"Se você não tem meios de mudar uma situação, decidida ela está", diz a psicóloga Ana Maria Rossi. "Não adianta se martirizar." "O trânsito, por exemplo, não me pega", afirma Kika Lourenço, que mora no interior de São Paulo e trabalha na capital. 
"O congestionamento é sempre uma possibilidade no caminho. Faço o que está ao meu alcance. Acordo cedo e me programo para chegar com antecedência ao consultório. Mas, às vezes, um imprevisto faz o fluxo de tráfego simplesmente parar. Ligo e tento avisar o paciente, mas aceito a realidade que não posso mudar", diz ela. "Se ficar estressada, isso não vai liberar a via e ainda vou chegar mal para o atendimento", conclui a terapeuta.
  • Faça um escalda-pés em casa
Mergulhe os pés em um recipiente fundo com 2 litros de água quente (ferva a água e deixe a temperatura esfriar até ficar agradável) e pingue óleos essenciais de mangerona e de lavanda (15 gotas de cada um). Se puder, acrescente bolinhas de gude ao recipiente, pressionando a planta dos pés sobre elas. O aroma, indutor do sono, a água que relaxa a musculatura, e a massagem são um excelente aliado do descanso. "Como os pés representam um microcosmo do corpo, ao massageá-los, reduzimos a tensão geral", diz a aromaterapeuta Sâmia Maluf.


  • Ouça música
  Pode ser clássica, barroca, MPB, o que importa é deixar a alma feliz. Recentemente, descobri o site http://uwall.tv/, que tem tudo para todos os gostos. É só digitar o nome do seu cantor ou música preferidos e lá está. O pianista Oscar Peterson me deixa com o espírito leve. Chico Buarque é sempre uma inspiração. E é impossível não dançar ouvindo "You Can Leave Your Hat On", de Joe Cocker (tema de 9 1/2 Semanas de Amor). E você? Qual a música que lhe faz bem? Nem lembra mais? Então, ligue o som e aproveite.


  • Faça algo divertido
Mantenha um hobby que lhe dê prazer. Pode ser aprender uma nova língua, fazer jardinagem, pintar. O prazer é fundamental para nos desligarmos das ocupações e preocupações. E, ao mesmo tempo, para nos motivar a superar os próprios limites. "Se pensarmos nos aspectos mental, emocional e físico fica mais fácil entender. É preciso que um projeto faça sentido ao coração para nos manter com a cabeça conectada nele. E, quando isso acontece, esse entusiasmo nos move à ação", resume Castellani.



2

2 Comente Aqui:

Karine disse...

Ai menina, parece que vc adivinhou... Estou super estressada. bjk e bom fds

Marluce Santos. disse...

kkkk ri muito vendo você, lembrei que um dia desses, inconsciente devorei um pote de sorvete. Puro stress! Mas ultimamente estou assistindo vídeos de "stand up comedy", está me ajudando muito. rs
Bjos

Postar um comentário

Bjs

Káh Lima Romão

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Blogger templates