quarta-feira, julho 31, 2013


Forno embutido e Cooktop ou Fogão tradicional?

Em algum momento você já teve está dúvida?
Eu sim!!!
Atualmente tenho um fogão de piso cinco bocas da GE, adoro!!!
Ele é rápido, o forno é espaçoso e dá para assar dois ou três pratos ao mesmo tempo.
Por fora o material deixa a desejar, exceto as bocas do fogão que em 7 anos de uso não deformou.

E agora na hora de trocar surgiram várias dúvidas... 
espaço do forno... limpeza do cooktop... 
porque um cooktop e não um modelo de embutir...
vantagens de um forno elétrico... vale a pena um modelo por indução... marcas... durabilidade...
Custo do cooktop, custo do forno, custo do nicho para embutir forno e cooktop, custo do fogão de piso...
Comecei a ficar fiquei confusa!!!

Começando a entender junto com vocês!!!

Antes de escolher o modelo verifique:

  • Quantas pessoas moram na residência? – para quatro pessoas ou mais o ideal são modelos com 5 ou 6 bocas;
  • São oferecidos almoços e jantares com freqüência? – quando é necessário usar bastante o fogão, escolher um modelo de 5 bocas ajudará na realização das tarefas;
  • Qual o perfil dos moradores: Realizam suas refeições fora de casa? Gostam de cozinhar? Possuem o perfil “gourmet”? – para quem tem o perfil gourmet é necessário um fogão com queimadores de diferentes potências e fornos com diferentes funções;
  • Qual o espaço disponível na cozinha?
  • Usam o forno com freqüência?
  • Pouco espaço e mora sozinho: O ideal é o fogão com duas bocas, sendo uma maior e outra menor para permitir maior praticidade na hora do preparo dos alimentos (cozimento mais rápido ou mais lento);
  • Casal sem filhos: poderão optar por um fogão com 3 ou 4 bocas, assim poderão cozinhar nos finais de semana ou ainda oferecer almoços e jantares para amigos e familiares;
  • Casal com um filho: poderão escolher um fogão com 4 bocas (sendo duas bocas maiores) ou ainda pelo modelo de 5 bocas que facilita o dia-a-dia de quem gosta de cozinhar em casa;
  • Família grande: O ideal é o modelo de 6 bocas com grill, assim será fácil preparar vários alimentos ao mesmo tempo. 
O COOKTOP:
É embutido e fixado num vão da bancada.
Possue modelos a gás e elétricos, sendo que os elétricos podem ser vitrocerâmicos ou a por indução.
  • A gás:Precisará das mesmas tubulações de gás e ligações elétricas de um fogão normal, portanto não tem tanta mobilidade no local onde será embutido.
  • Elétrico:Ele tem uma resistência no lugar do queimador para aquecer. Os mais antigos usavam a resistência "exposta" mas atualmente o mais usual é o chamado vitrocerâmico que parece uma placa de vidro e dependendo do alimento nem precisa usar panela, dá pra cozinhar direto sobre a placa.Os elétricos tem a vantagem de ter um melhor controle da temperatura.Eles possuem também funções de segurança para evitar acidentes (não tem fogo, voce pode não perceber que está quente).
  • Por indução:Você precisa ter modelos especificos de panelas, ou seja não são todos os modelos que você tem em casa que irá funcionar pois ele funciona como uma espécie de ima.
    É ótimo porque você não corre o risco de se queimar. 

    Quais modelos de panelas?
  • Frigideiras, Chaleiras, Chapas e Panelas de Ferro.
  • Frigideiras, Chaleiras e Panelas, em Aço Inox Magnético ou magnético próprio para indução.
  • Utilize apenas utensílios específicos para uso em cooktop de indução. Não se deve usar outros utensílios (principalmente panelas de pressão), pois o uso de utensílios não indicados para esse produto podem afetar o rendimento do mesmo. 
No quesito funcionalidade, acredito que é a mesma coisa que um fogão de piso, você ganha quando o modelo é o elétrico ou indução porque tem uma maior precisão da temperatura. 

Mas se você não é um grande Gourmet/cozinheiro, vai ganhar mesmo é no Design, pois o cooktop é mais moderno e traz um "up" para a cozinha, existem marcas como a casavitra que vendem modelos de diversas cores tem formatos diferenciados e você pode até adquirir modelos portateis.
Tem para todos os bolsos: R$400,00 a R$10,000 dependendo do modelo/marca.
Os que funcionam a gás geralmente são mais baratos e os de indução mais caros.

Você também pode ter na mesma bancada o modelo por indução e a gás, o que mostra a versatilidade do cooktop.
Tem opções como esta da Tramontina com modelos de pia que já vem com o cooktop embutido.
 
FORNO embutido:
Um detalhe que me desagrada é o tamanho do forno.
Como tenho um fogão de cinco bocas meu forno é de 93litros.
A maioria dos fornos tem em média 54 litros.
Você encontra alguns com 79 litros como este modelo da Brastemp, que custa R$ 4000,00 enquanto os outros custam em média R$ 1500,00.

Você também pode ter dois fornos, resolvendo a questão do espaço interno e podendo cozinhar dois tipos de receita ao mesmo tempo.

Outra vantagem é poder instalar onde for mais prático, e na altura dos olhos evitando ter que abaixar para ver o preparo do alimento, enquanto o fogão convencional não permite isso. E é claro que o visual de um forno embutido é muito bonito e traz diferencial a sua cozinha.
Vantagens da utilização do forno elétrico:

- Esquentar alimentos previamente preparados

- Maior precisão no ajuste de temperatura para o preparo

- Maior precisão no ajuste do tempo, desligando automaticamente ao fim do preparo

- Maior velocidade do preparo

- Fornos de bancada de vários tamanhos para melhor aproveitamento de espaço

- Fornos de embutir separadamente do fogão (cooktop)

- Fácil utilização e é mais prático


Desvantagens da utilização do forno elétrico:

- Grande consumo de energia

- Poucos são bivolt

- A maioria é 220V

- Custo elevado dos fornos de embutir além de necessitar de um móvel planejado

- O preparo pode ser perdido caso falte energia.


No video abaixo você tirar outras dúvidas: (fonte site Panelinha)


Fogão de PISO: 
É o modelo mais comum do mercado (modelo convencional). Funcionam a gás e possuem forno embutido (um ou dois fornos). É possível encontrar modelos com 4, 5 e  6 queimadores.

Fogão de EMBUTIR: possui as mesmas características do fogão convencional (de piso), mas precisa de uma base para ser fixado, como uma bancada ou móvel (por isso é utilizado em cozinhas planejadas). Para evitar o superaquecimento é necessário prever espaço para ventilação;
- Vantagens: possui design diferenciado e facilita a limpeza, já que não é necessário movê-lo para limpar o piso. É uma ótima opção para quem tem espaço reduzido e precisa de móveis planejados;

- Desvantagens: como é fixo, só poderá ser movido se forem realizadas reformas. O valor é maior do que um fogão convencional e sua substituição exigirá a busca por um novo modelo com dimensões semelhantes à do modelo antigo (para que o encaixe no nicho seja perfeito).

Neste caso você encontra modelos diversos, com qualidades diversas também, a principal vantagem é o fato de você não precisar se preocupar em gastar com marcenaria e marmore instalar, (a menos que seja o de embutir).

Você compra e usa, imediatamente.

Os modelos comum, podem conter forno com ou sem gril, timer, acedimento automático etc...

Como fiquei confusa, pesquisei modelos com mais tecnologia (não estou falando dos importados e gourmets). Eu queria saber quanto gastaria caso comprasse um fogão com as mesmas qualidades e precisão de um cooktop e forno.


Os modelos abaixo tem preço médio de R$2800,00 á 9000,00.

* Painel Touch Screen com 100 receitas exclusivas Claudia
* Mesa de Vidro Espelhado com grades individuais em Ferro Fundido

* Duplo-Forno: elétrico e gás
* Todos os controles do forno elétrico acessados pela tela Touch

Fogão (FG90X) Electrolux 


* Painel do forno Blue Touch
* 8 funções pré programadas
* Queimador tripla chama
* Trempes em ferro fundido
* Sistema de Convecção

Único no Brasil com cozimento a vapor no forno (uso residêncial).

 


Analisando design, funcionalidade, preço e o espaço que eu tenho, o melhor mesmo é o cooktop+forno.
Embora a melhor forma de usar o forno seja embutindo na altura dos olhos, eu não vou fazer assim, o único lugar para fazer isto seria ocupando parte da minha bancada, mas adoro este espaço, ele me ajuda muito quando tenho muito o que cozinhar.

Eu já escolhi os meus:


Cooktop Electrolux (GC75G)

bjs.

Fonte: Casa Claudia, Clique Arquitetura
    17

    17 Comente Aqui:

    Anônimo disse...

    Katia, tb comprei um cooktop da Eletrolux, igual ao seu, estou montando a cozinha e estou com uma duvida, o que quer dizer "eixo do forno eletrico"? Voce coloca que geralmente o forno eletrico fica a 97 cm do eixo do eletrico. Nao entendi, é o mesmo que centro do forno?
    Meu e-mail é rreis.oliveira@terra.com.br.

    Obrigada pela ajuda, Rosangela

    Anônimo disse...

    oi boa tarde , duvidas!
    eu comprei um cooktop e instalei o forno eletrico em baixo tem algum problema, pq me disseram q, ñ podia ter intalado assim o fogão e cooktop em baixo estou preocupada , e se puder eu tenho q, colocar as telinhas para circular o ar do forno? obrigada
    meu e-mail fridaefio@hotmail.com

    Anônimo disse...

    tenho esta mesma duvida,a do forno em baixo do cooktop,gostaria de um esclarecimento,obrigada.

    Kah disse...

    Olá,

    O forno embutido foi projetado para facilitar a visualização do alimento durante o cozimento.
    Então este é o principal motivo pelo qual ele deve estar na altura dos olhos e evitar a mesma situação que acontece com o fogão de piso.

    Porém, nada impede, de usar ele embaixo do cooktop, e sim dependendo do modelo, é necessário usar a placa de ventilação. Alguns já vem com ela pronta.
    Quanto a instalação o ideal é baixar o manual do forno antes de comprar e verificar qual o modelo ideal.

    Os modelos da Electrolux e Brastemp, não necessitam de tela de ventilação, e disponibilizam o manual online.

    No meu caso, eu usei abaixo do cookptop, e evitei disperdicio de espaço, foi a melhor coisa que fiz.

    espero ter ajudado.

    Mundo de Carla disse...

    Olá...Realmente quantas duvidas surgem...eu estou dando uma repaginada na cozinha,...se puder me ajudar com algumas dicas agora como usuario de cooktop agradeço...
    bjinhos

    Anônimo disse...

    oi... adoraria que me desse umas dicas, mas não tenho blog, só e-mail mesmo. to construindo minha casa e sou péssima em idéias e decorações, comprei um cooktop de 4 bocas, pq acho que vou morar sozinha, ou talvez meu filho more comigo. não sei se compro forno elétrico e se comprar onde colocarei. já comprei o cooktop a geladeira e comprei um fogão de 5 bocas para colocar na área do fundo qdo a fizer futuramente..rsrsr. Eu tenho os módulos de uma cozinha planejada da dellano que pretendo usar.. bjinhus. joelmaandrade_tga@hotmail.com

    Diógenes Saraiva disse...

    Olá, Katia. Tudo bem?

    Achei o sue post muito bom e, principalmente, muito útil. Não tem nenhum post na internet que explique o assunto tão bem quanto o seu. Fizemos um post no nosso blog no qual mencionamos o seu. Parabéns:

    http://gruponovacasamd.net/2013/02/22/8-dicas-para-decorar-uma-cozinha-pequena/

    Anônimo disse...

    Awesome things here. I'm very satisfied to look your article. Thank you so much and I'm having a look forward to touch
    you. Will you kindly drop me a e-mail?http://csdberlin.
    ditho.de/community/link/22615http://smilen.
    zoomi.in/oxwall/link/42601

    My web site: arsenal football kit

    Anônimo disse...

    bom dia. comprei um fogão cooktop 4 bocas e gostaria de saber o tamanho ideal que deve comprar para a coifa e o forno de embutir já que minha cozinha do meu ap. é pequena. obrigada meu email´é angela.macedooliveira@gmail.com

    Nazaré modas disse...

    olá ! tenho duvidas sobre a forma q foi colocado meu fogão d embutir,ficou um espaço em aberto sobre a base p ventilação,por conta disso acho q é o motivo q nao cresce bolo, torta ,etc. obrigada meu email nazarelimasilva@bol.com.br

    Anônimo disse...

    Adorei seu blog, realmente tirou minhas duvias, estou mudando a coz comprei o cooktop da electrolux, a duvida ainda é a gas ou eletretrico? somos só eu e meu marido acho q o a gas é melhor? grata beijos

    Marta disse...

    É comum sempre pintar dúvidas quando vamos trocar algum móvel. O melhor é optar sempre pelo que nos vai facilitar no dia a dia :)

    beijos.
    www.deep-luv.com

    Cristina Vaz disse...

    Eu acho que instalar forno de embutir abaixo do cooktop não tem o menor sentido.

    Não vale a pena pois o benefício dos dois equipamentos separados é poder instalar o forno a uma altura confortável.
    Apenas está se pagando mais caro pelo mesmo.

    Kah disse...

    Oi Cristina, realmente em cozinhas com espaço não faz sentido .
    Mas em apto onde bancadas são raras faz todo o sentido.
    Para colocar. Forno na altura dos olhos do meu apto eu teria que perder o único espaço d bancada que tenho.

    Sem da praticidade de olhar o forno sem precisar abaixar, tem a qualidade do forno elétrico, o cozimento é uniforme e muito melhor do que a gás.

    Em decoração, não existe certo ou errado
    Na verdade acaba sendo questão de gosto.

    Leila Marhia disse...

    Estive no Ponto Frio fazendo uma pesquisa. O vendedor disse que eu não deveria instalar o forno embaixo do cook top, e que a companhia de gás obriga a gente a ter dois pontos de gás separados um para o cook top e outro para o forno, ( no caso do forno à gás) Então além de tudo teria que quebrar a parede para fazer outro ponto de gás uma vez que segundo ele a ceg não permite a colocação de um T para alimentar o cook top e o forno pelo lado de fora da perede, só por dentro
    .

    Leila Marhia disse...

    Estive no Ponto Frio fazendo uma pesquisa. O vendedor disse que eu não deveria instalar o forno embaixo do cook top, e que a companhia de gás obriga a gente a ter dois pontos de gás separados um para o cook top e outro para o forno, ( no caso do forno à gás) Então além de tudo teria que quebrar a parede para fazer outro ponto de gás uma vez que segundo ele a ceg não permite a colocação de um T para alimentar o cook top e o forno pelo lado de fora da perede, só por dentro
    .

    Anônimo disse...

    Luisa Britto:

    Eu escolhi cooktop + forno. Torna a cozinha muito mais moderna e elegante. Comprei os meus numa indicação de link desconto que vi num dos blogs que sigo. www.lojamabecorp.com.br/sulamerica
    Consegui comprar com quase R$700 de desconto comparando com os preços do buscapé.

    Postar um comentário

    Bjs

    Káh Lima Romão

    Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

    Blogger templates